Nutrição Clínica

 

 

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Uma Transformação Muito Além do Físico

 

O programa de Reeducação Alimentarconsiste na mudança comportamental frente a sua alimentação e o seu estilo de vida. Através de orientações nutricionais e a inclusão de novos hábitos alimentares as modificações tornaram-se parte de sua rotina e com o tempo serão naturalmente incorporadas no seu dia-a-dia.

 

Muito além da redução de peso é um processo de mudança interna, no seu estilo de vida, uma transformação de seus hábitos, de seu modo de ver os alimentos e encarar a vida, porém, respeitando a individualidade e a cultura de cada um. Cada cliente é atendido de forma personalizada e única.

 

Manter uma alimentável saudável e um peso adequado não só garante maior bem-estar e qualidade de vida como também evita a ocorrência de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, osteoporose, cardiopatios, aumento do colesterol e entre outros.

 

A Reeducação Alimentar é sua aliada no processo de redução de peso. Por meio de ajustes no seu cardápio você conseguirá comer de forma saudável sem deixar de saborear seu prato preferido e perder peso. O programa alimentar elaborado é flexível, variado e além de tudo saboroso.

 

Faça mais por você, pense nisso!

 

ATENDIMENTO CLÍNICO NUTRICIONAL

 

Etapas do Atendimento

 

• Avaliação Alimentar: aplicação de inquéritos (anamnese alimentar) para conhecer os hábitos do cliente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.

 

• Avaliação Antropométrica: por meio da verificação do peso e da estatura, calcula-se o índice de massa corporal do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal.

 

• Avaliação do Gasto Energético: o objetivo desta etapa é conhecer a rotina do cliente, dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação calcula-se o metabolismo basal e o gasto energético diário.

 

• Avaliação Clínica: histórico de patologias do cliente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e exames laboratoriais. Esta avaliação é completada com análise física para detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outros.

 

• Estabelecimento de metas e objetivos: o cliente recebe o resultado da sua avaliação (conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal) e traça suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.

 

• Orientações Específicas: a nutricionista conversa com o cliente sobre os principais aspectos da sua alimentação. A Reeducação Alimentaré iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.

 

• Elaboração do Plano Alimentar Personalizado: a nutricionista elabora o plano alimentar do cliente de acordo com seus objetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, o cliente terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de suas preferências alimentares. O plano alimentar personalizado conta ainda com a parte de orientações nutricionais e lista de substituições sendo entregue em até 5(cinco) dias úteis após a primeira consulta.

 
 

Gabriela Ambrósio Zanoni

Nutricionista CRN 10/1963

Especialista em Nutrição Clínica

Pós-Graduanda em Nutrição Funcional

       
 

Copyright 2013 © Essência da Saúde.  Todos os direitos reservados.